Primeiramente é bom que tenhamos a real condição de cada objetivo em seu devido espaço. Hoje em dia, por questões de interesse próprio do mercado de venda de cursos e empreendedorismo digital, os profissionais ou aspirantes ao trabalho de comunicação são incentivados a se isolarem como ilhas em seus préstimos de serviços relacionados a comunicação, principalmente a digital, vendendo ambientes ilusórios e que dificilmente são alcançados através promessas de enriquecimento fácil.
É importante investirmos em conhecimento, sem dúvida, porém saber de nossas próprias limitações no que rege a rotina de esforço e dedicação, para cada um dos setores que envolvem um negócio, é essencial para que possamos saber até onde conseguiremos aplicar o conhecimento, e se de fato o esforço do gestor de uma pequena ou média empresa deve estar na participação do marketing ou no desenvolvimento do próprio serviço ou produto.
Terceirizar o marketing de sua empresa não necessariamente é uma escolha binária, ou seja: ou terei um departamento de marketing ou terei uma agência. Ambos podem trabalhar em sinergia e é exatamente esta integração que faz com que grandes empresas continuem sendo grandes empresas.
Naturalmente, um pequeno ou médio negócio muitas vezes não tem condições, dentro de seu budget disponível, para ter uma equipe interna para realização dos processos de comunicação e, se este é o seu perfil de negócio, ter a terceirização do trabalho através de uma agência seria a escolha mais segura e correta.
Ter uma equipe completa e que te dê condições da realização ampla de um projeto de comunicação envolvendo: estratégias para tornar produtos e serviços atraentes, aumento de vendas, análise de dados estatísticos do mercado, comportamento do consumidor, marketing digital, publicidade, propaganda, desenvolvimento e programação, distribuição e controle de verba e mídia, design, redação e gestão de tráfego, acabam sendo multitarefas de complexidade ímpar para que se tenha concentrada em poucas pessoas que, em sua maioria, não terão a especialização técnica desejada para tamanhas funções. Ainda dentro deste perfil de empresa, a terceirização dos préstimos do serviço de comunicação tem a grande vantagem na relação de empregador e funcionário e, com a certeza de encontrar profissionais capacitados, uma vez que se trata do core business desta empresa.
Perfis de Empresas que devem terceirizar seus serviços de comunicação com uma agência:
– Novos Negócios:
As tomadas de decisões frente ao lançamento de uma empresa no mercado são complexas e, sem dúvida, demandam do suporte de profissionais capacitados para direcionamento correto de sua estrutura dentro da base de um plano de negócios.
É esperado que os empreendedores concentrem-se na criação de seu produto / serviço e, neste momento, ter o suporte de profissionais de comunicação, com inclinação a planejamento estratégico, é desejável.
Um dos principais pontos negligenciados pelo empreendedor em seu início de jornada, é o momento de construir a imagem de sua marca. Negligenciar essa etapa pode prejudicar os resultados a longo prazo e ajudar a tornarem-se irreversíveis, portanto a terceirização neste momento é uma ótima alternativa. Da criação de seu logotipo, brandbook, plataforma básica online (website, criação de canais de redes sociais de forma correta, indexação de ferramentas google, criação dos ambientes de hospedagem de site e e-mails, etc) e off-line (papelarias, como cartões de visita, papel timbrado, pastas, envelopes, crachá, etc) são necessários neste momento para que a empresa tenha seu nascimento de forma sustentável para uma longa vida.
– Negócios em Desenvolvimento:
Empresas que já estabeleceram suas rotinas e conquistaram parte do mercado necessitam de aceleração em alguns processos de crescimento, seja da marca quanto das vendas. A agência irá oferecer seu planejamento, estratégia, crescimento através das redes sociais, SEO, conteúdos e principalmente criatividade no que pode ser explorado no setor de atuação do seu negócio. Favorecer o crescimento de seu negócio é um objetivo fundamental em um mercado tão competitivo, e a expertise de profissionais irá te beneficiar neste estágio.
– Negócios Estabilizados:
Grandes negócios realizam a contratação de agências em sua especialização de nicho, seja para acompanhamento de sua construção e manutenção de marca ou até mesmo para ações específicas, como um lançamento de um novo produto, evento, loja virtual, etc. Muitas vezes é melhor aproveitar o know-how desta empresa para efetivação do projeto específico de forma linear, do que ter que aumentar profissionais em tempo integral que não serão úteis após a conclusão do projeto.
– Negócios com Restrições em Comunicação:
Segmentos de atuação que operam em mercados especializados e auditados, como farmácias de manipulação, por exemplo, podem ter dificuldade na contratação de profissionais de marketing, pela ausência do conhecimento específico de seu setor. Habilidades específicas para atuação em alguns setores fazem do profissional de marketing um indivíduo escasso no mercado, e encontrar uma agência especializada no seu setor seria a atitude mais inteligente, já que os profissionais irão trazer recursos e experiências valiosas para essa exclusividade de seu setor.
Em todos os casos, estamos aqui para te ajudar. Entre em contato conosco e venha fazer um orçamento.