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O que é Verdadeiro e o que é Falso no Marketing Digital

O marketing digital é um dos setores que mais crescem na ótica do interesse, seja de pessoas que gostariam de se profissionalizar em seus préstimos, quanto empresas que buscam através dessa ferramenta um fortalecimento sobre sua marca e, por consequência, um aumento em seu faturamento.

Aproveitando o aumento vertical do número de pessoas com acesso à internet, o ambiente digital torna-se diariamente mais forte, e usuários buscam segundo a segundo produtos e serviços através de tais meios. 

Costumamos dizer que após 2020 e as características ocorridas dentro deste período, em que o mundo teve um avanço tecnológico de 5 anos em 6 meses, o marketing digital ganhou força em todos os setores da economia. Qualquer empresário, do pequeno ao grande, se preocupou em trazer o seu negócio para o digital como uma alternativa de fluxo de vendas. Mesmo com portas fechadas, diversas empresas em território nacional permaneceram abertas, utilizando esta ferramenta como forma crucial de sustentabilidade ao negócio.

Ao mesmo tempo em que diversas empresas colocam seu foco no marketing digital, diversas pessoas também decidiram entrar neste mundo como profissão, tornando-se em um curto espaço de tempo um “especialista” em marketing digital. Entretanto, poucos profissionais e empreendedores compreenderam realmente o conceito do que de fato é marketing digital. Grande parcela desses indivíduos vê o segmento apenas como uma grande oportunidade de mercado, ou uma alternativa momentânea, porém não buscam compreendê-lo com profundidade.

Inserido de forma unânime, as estratégias de marketing digital estão inseridas entre as boas práticas de negócios de todas as dimensões. Tornaram-se imprescindíveis para quem deseja crescer e atingir horizontes mais audaciosos. Porém a ampla divulgação e promessas mentirosas fizeram com que a área fosse tomada por maus profissionais, oferecendo mentiras sobre tal, o que de fato o conceito de marketing digital pode te proporcionar.

O que é Marketing e como ele é integrado ao Digital?

Por conceito básico, toda plataforma de trabalho relacionada à raiz do Marketing necessita-se de aprofundamento dentro de seus 4 Ps. Mas o que são os 4Ps do marketing?

Produto: O que o cliente quer do produto – Quais atributos ele precisa ter – Como ele será usado – Qual a sua aparência – Qual o seu nome.

Preço: Qual valor oferecido pelo seu produto – Já existem referências como concorrentes? – O cliente é sensível ao preço? – Como será comparado?

Praça: Onde o cliente procura pelo produto? – Como você pode acessar canais de distribuição? – Qual tipo de esforço de venda? – Onde seus concorrentes estão?

Propaganda / Promoção: Onde você vai anunciar seu produto? – Qual o melhor momento para promover? – Qual o padrão de mercado para esse tipo de produto?

A origem de tal conceito, conhecido como Mix de Marketing está no livro Basic Marketing: A Managerial Approach e, desde então, é utilizado por empresas em todo mundo e seu conceito sobrevive desde 1960, ou seja, mantendo um grande valor utilizado até os dias de hoje. Boa parte do aprofundamento deste estudo foi feito através de Philip Kotler, um dos principais nomes admirados no meio.

Sem o profundo estudo sobre tais apontamentos acima citados, fatalmente você não terá um projeto de comunicação condizente. Existe muita confusão em definir marketing com apenas o último P, o de “propaganda / promoção”.

Quando iniciamos o processo de migração deste conceito anteriormente desenvolvido para o mundo digital, temos então como conclusão de que este estudo deve ser adequado à realidade digital da comunicação proposta no mundo moderno. O Marketing Digital então abrange a prática de promover tais produtos e serviços, através de canais que levam o conteúdo às pessoas rapidamente, com dados estatísticos e de forma relevante e personalizada.

Foi assim que começaram o surgimento de diversas vertentes da comunicação, como por exemplo o cliente 2.0. Este tipo de cliente é exigente, atento, bem informado e muito curioso. A consulta por preços e oportunidades, além da busca de opinião de outros consumidores, acabaram se tornando uma prática quase que padrão no consumo de produtos e serviços no mundo digital.

O trabalho em si de Marketing Digital também se tornou interessante e lucrativo, entretanto, “profissionais” desinformados não se deram conta que o poder da internet constrói e destrói a imagem de uma empresa através de pequenos deslizes.

Quem pretende trabalhar com Marketing Digital precisa saber que:

  1. Terá que adquirir habilidades e competências específicas (Produção de Conteúdo – Gestão de Redes Sociais – SEO – Gestão de Tráfego – Marketing Direto – Análise de métricas – Administração de Leads e Pedidos);
  2. Terá que reaprender novamente tais habilidades e competências frequentemente pois as ferramentas de comunicação são modificadas constantemente;
  3. Ter a consciência de que Planejamento de Marketing é responsável por praticamente 30% das ações responsáveis pelo sucesso.

Agora que já fizemos um breve resumo sobre o posicionamento do raciocínio em torno do Marketing Digital, chegou o momento de quebrarmos os principais Mitos que giram em torno do tema:

Fique rico rapidamente:

Essa é a principal mentira contada através de profissionais que aproveitam da ingenuidade de pessoas interessadas, seja na execução dos préstimos dos serviços de marketing digital ou sobre venda de cursos e fórmulas mágicas que, após aplicadas, em um passe de mágica, farão de você o milionário sem sair de casa. É verdade, no entanto, que este setor é mais acessível ao sucesso que o marketing tradicional, mas isso não quer dizer que você ficará rico do dia para a noite.

Uma vez que você inicia o processo de busca por informações relacionadas ao tema, fatalmente ficarão disponíveis diversos anúncios de cursos e workshops que prometem sucesso em pouco tempo, mas grande parte desses anúncios deixam apenas os próprios anunciantes ricos, tomando o seu dinheiro com a promessa da fórmula mágica sem trabalho e esforço.

Diversas empresas e profissionais hoje em dia vivem exclusivamente de seus resultados vindos através do marketing digital, e como em qualquer negócio, diversas etapas precisarão ser construídas até que se alcance o sucesso ou o equilíbrio desejado. Em resumo: Será necessário trabalho, tempo e dedicação.

Diversas empresas, após um período de trabalhos voltados ao marketing digital, conseguem de fato perceber a realidade dos fatos e são essas que insistentemente permanecem focadas que conseguem hoje contar uma história de prosperidade. Se o seu caminho for o de contratar uma agência de marketing digital, saiba que ela precisará também de tempo, perseverança, resiliência e estratégia para superar seus concorrentes. Será um passo a passo escalável e não imediatista, ok?

Marketing Digital é para qualquer perfil de profissional

Não é verdade, quanto antes você encarar isso como um fato, você ficará menos frustrado. Muitos iniciam o trabalho na área sem muita experiência e acabam por cair na própria teia da mentira do enriquecimento fácil, porém poucos conseguem permanecer no mercado. Apenas uns parênteses, nós da You and Us Marketing Digital estamos há 14 anos no mercado e já vimos um pouco de tudo, inclusive dentro de nossa própria agência. A maioria dos profissionais descobrem com o tempo que existe um nível de dificuldade na atividade que não pode ser deixado para trás, e que por trás do seu famoso “guru” do curso de marketing digital, será necessário dedicação e profundidade acima do que foi planejado. Se você está preparado para enfrentar este novo mundo, tenha consciência de que serão necessárias diversas horas diárias e muita dedicação acima de um trabalho convencional.

Que fique claro que é apenas um toque de verdade que estamos querendo publicar neste artigo, e não desanimá-lo a iniciar tal processo. Ter a expectativa equilibrada sobre o caso fará com que você de fato tome uma decisão segura com relação a este tipo de estratégia, mas sem dúvida, se você gostar do que faz, terá sucesso. Pagar o preço do sucesso que provavelmente você enxerga em outros concorrentes, ou casos de sucesso utilizando o marketing digital, é a real projeção inicial, se você estiver disposto a estudar muito, dedicar-se e investir boa parte de seu tempo com isso sem dúvida alguma a mágica vem.

Trabalhe pouco e ganhe muito

A falta de conhecimento sobre o mercado e as ofertas constantes de cursos e workshops sobre o tema fazem com que as pessoas comprem cursos com a premissa de que você precisará dedicar apenas poucas horas de seu dia para ter sucesso com as ferramentas digitais, o que não deixa de ser uma grande ilusão. É tentadora a promessa, não é mesmo? Trabalhe olhando a praia! Até é verdade que dá para executar o trabalho olhando para a praia, porém você não terá tempo livre para desfrutar de tamanha paisagem. Você poderá sim escolher se quer trabalhar de manhã, à tarde ou durante a noite, mas o que pouca gente sabe é que quem trabalha com marketing digital fica online o tempo todo, seja administrando seus pedidos ou até mesmo seus clientes, administrando diversos canais de comunicação.

Avaliar mercados, concorrentes, criar ações em crossmedia (múltiplos canais), acompanhar métricas, otimizar campanhas, fazer SAC, compreender tendências, posicionamento de marca, entre uma série de outras tarefas necessárias sem dúvida alguma levarão uma boa parte de seu tempo.

Comece hoje mesmo

Qualquer início de projeto relacionado ao Marketing Digital demanda planejamento e ponto. Você terá que ter tempo para dedicar a aprender tudo o que é exequível antes mesmo de colocar a mão na massa.

Tempo é a prioridade que qualquer profissional de Marketing Digital precisa ter para conseguir iniciar seus primeiros trabalhos. Com o tempo você conseguirá enxergar se o caminho estratégico de suas ações escolhidas foi o mais adequado ou não. Por isso tenha consciência de que iniciar um negócio digital hoje, sem tempo, planejamento e com as ferramentas adequadas, o risco de fracassar é praticamente certo.

Muitos desistem nos primeiros meses de tentativa, principalmente pelo desequilíbrio entre Expectativa X Realidade. Acreditar que você conseguirá vender milhares de reais no primeiro mês de negócio é utopia. Da mesma forma, acreditar que sem investimento algum você conseguirá obter sucesso também é uma incoerência muito grande. 

Você não precisa dominar qualquer tipo de conceito básico de Marketing

Caso acredite nessa afirmação você sem dúvida alguma estará em voo cego e sua única bússola será baseada em tentativas e erros.

Basicamente, sem percorrer o processo: Pesquisar – Planejar – Produzir – Publicar – Promover – Propagar – Otimizar – Relatar, você fatalmente não estará executando de fato um projeto de Marketing Digital.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais informações sobre Marketing Digital? Entre em contato com nossa equipe!

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