Que as lojas virtuais se tornaram um dos principais canais de vendas para lojistas é um fato, mas a busca pelo aumento de conversões através dos e-commerces é algo cada vez mais explorado para quem quer ter sucesso através dessa ferramenta.
Você, em algum momento, teve a brilhante ideia: “Vou ter uma loja virtual para poder vender mais!” e pensou certo, porém seus concorrentes também podem ter tido a mesma ideia.
Acabam sendo tantas empresas tentando “surfar a mesma onda”, que as marcas acabam precisando ter um direcionamento claro e um trabalho focado em resultados, para se tornar a resposta mais interessante no momento da pesquisa do usuário.
Por onde começar? Taxa de conversão. Você sabe me responder qual é a sua?
No território nacional, em média, a taxa de conversão de uma loja virtual gira em torno de 2 a 3%. Tenha certeza de que o maior obstáculo encontrado por sua loja para não conseguir aumentar tal taxa de conversão é a concorrência. A opção de escolha não está em outro local, a não ser nas mãos de seu consumidor. Nesse cenário, ter profundo conhecimento sobre seus clientes faz toda diferença para que ele se conecte com você, através de seu posicionamento como marca.
Você já parou para analisar seus concorrentes? Sendo uma resposta positiva ou negativa, compreender que você não é o único a querer vender seus produtos e serviços nos meios digitais, é algo que deve permanecer claro em sua estratégia. Cada marca conta uma história, e essa história deve ser contada através dos produtos e serviços que precisam ser vendidos. É como se cada marca tivesse o seu espaço no mundo digital, mas precisamos a todo momento encontrar o nosso próprio caminho. Ser diferente e genuíno são formas essenciais para qualquer negócio digital, e algumas atitudes o tornam único, por exemplo:
- Trabalhar o conceito de sua marca (Branding);
- Apresentação de seus diferenciais de forma criativa (Ter um bom briefing neste momento faz toda diferença, ok?);
- Conteúdos que de fato tenham impactos positivos e tragam benefícios para a vida de seus futuros clientes;
- Depoimentos de usuários que utilizaram de seus produtos e serviços;
- Ter uma loja virtual que seja fácil de navegar;
- Ter informações necessárias em cada cadastramento de produtos, demonstra preocupação em ajudá-lo a tomar uma decisão segura sobre a compra.
Te ajudou a refletir um pouco? Que bom! É importante a consciência de que uma taxa de conversão baixa nem sempre está relacionada com a configuração de campanha desenvolvida, muitas vezes é muito mais relacionada ao contexto que a sua marca está inserida. Fazer a avaliação dos canais de comunicação utilizados, os processos que estão sendo adotados e o tipo de cliente a qual você gostaria de conquistar, são fatores essenciais na busca do sucesso. Lembre-se: não basta apenas divulgar, tem que conquistar.
Aumentando Conversões, tecnicamente falando:
– Melhoria na velocidade de carregamento da página: Não necessariamente sua loja virtual pode nascer com o tempo de carregamento ideal, porém trabalhar tecnicamente neste tópico se faz necessário. Quanto mais devagar for a resposta, maior taxa de rejeição será dentro do seu site e aí vão algumas dicas necessárias para melhoria deste tópico:
- Arquivos CSS e HTML do site necessitam estar compactados;
- A inclusão de login de cachê no site é essencial;
- Remoção de plug-ins desatualizados;
- Arquivos de imagens e vídeos devem estar em tamanho reduzido, e utilizar plataforma alternativa para hospedagem de tais conteúdos é desejável;
- Em nosso site você terá uma ferramenta do Google Page Insights para poder verificar o tempo de carregamento de sua página, e enviaremos um relatório completo de seu caso.
– Depoimento de clientes: É a famosa prova social. Ter um bom relacionamento com seus clientes pode incentivar os mesmos a criarem depoimentos da experiência individualizada de cada um, frente ao consumo realizado em sua loja virtual e uso do produto. Instale em seu site aplicativos que permitam depoimentos e ranqueamento de como foi a experiência deles. As redes sociais abrem um vasto mundo relacionado a uma prova social, então permita que seus consumidores façam comentários, incentive-os através de campanhas e receba os feedbacks, não tenha medo da negativa, isso também será bom para que você possa ajustar seus produtos.
– Incentivo ao cadastramento de Newsletters: Querer receber conteúdos de valor, humanizados, principalmente através de estratégias de conteúdo frente ao seu público consumidor, torna-se papel eficiente quando falamos de marketing digital direto. Com posse de tais dados, como: e-mail ou whatsapp de seu cliente, solicitando tal permissão de envio, você poderá não apenas encaminhar conteúdos valiosos, mas também alertá-los sobre eventuais promoções e oportunidades vigentes.
– O CTA correto: Quando clicamos para absorver mais informações sobre um produto em questão, o direcionamento deste clique deve ser específico para os desejos de nosso cliente. Seja preciso na elaboração da frase que irá chamar o cliente ao clique, porque as chamadas populares, como “cadastre-se” já não funcionam mais para os consumidores mais acostumados com os veículos digitais.
Corrigindo seus CTAs com tons mais humanizados você irá perceber que a sintonia entre ambos se tornará mais íntima.
Por fim, esses tópicos são básicos, porém necessários de ajustes caso o aumento de conversões seja o seu caso.
Caso você queira compreender melhor tais ações, elaborar um planejamento profissional e, sem dúvida, aumentar as conversões em sua loja virtual, conte sempre com a equipe da You and Us Marketing Digital, será um enorme prazer fazer a diferença em seu negócio.